HISTÓRIA
Carlos Gracie e Hélio Gracie |
Segundo alguns historiadores o Jiu-Jitsu ou “arte suave” , nasceu na Índia e era praticado por monges Budistas.Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada no princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e as alavancas, evitando o uso da força e de armas.com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e , finalmente, chegou ao Japão onde desenvolveu-se e popularizou-se.
Carlos Gracie aos 19 anos transferiu-se para o Rio de Janeiro com a família e adotou a profissão de lutador e professor dessa arte marcial. Em 1925, abriu a primeira academia Gracie Jiu-Jitsu, com a ajuda de seus irmãos Gastão e Oswaldo ensinou os menores George, com 14 anos, e Hélio, com 12 esta arte.
Enfrentando adversários de 20 e 30 quilos mais pesados, os Gracies logo adquiriram fama e notoriedade nacional.
Ao modificar as regras internacionais no jiu-jitsu japonês nas lutas que ele e o irmão realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na história esportiva mundial. Anos depois , a arte marcial japonesa passou a ser denominada de Jiu-Jitsu brasileiro, sendo exportada para o mundo todo, inclusive no Japão.
BENEFÍCIOS
Muitos dizerem que o Jiu-Jitsu é uma arte masculina, mas estão totalmente errados, pois a mulher atual esta cada vez mais ocupando lugar no mundo masculino, então vamos falar dos benefícios do jiu-jitsu para as mulheres.
Começando pelo estético, o jiu-jitsu trabalha todos os músculos do corpo, principalmente o abdômen, os braços, os ombros e o quadril. Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade.
No trabalho mental, diminui o stress e a TPM.
Se você quer perder peso, melhorar a musculatura ou aprender defesa pessoal o Jiu-Jitsu é o que você procura!
Não a restrições de idade e nunca é tarde para começar.
________________________________________________
- Quem mais me empenha a chegar na faixa preta é a lutadora Kyra Graice única faixa preta feminina da família, bisneta de Carlos Gracie Fundador do Jiu-Jitsu no Brasil .
- Disponível em:
OSS
Por Amanda Cristina
Por Amanda Cristina
Que bom saber que temos uma representante do Jiu-Jitsu feminino na minha sala o.O
ResponderExcluir=)